Não é novidade que o mundo digital segue em constante evolução, concorda? Uma coisa é certa: nesse contexto, se destaca quem consegue oferecer soluções que tornam a jornada dos usuários mais simples. O Click to Pay surge para revolucionar as transações realizadas no e-commerce e já vem deixando uma boa primeira impressão para o consumidor.
- No artigo de hoje vamos explicar o que é essa modalidade, como funciona e os seus principais benefícios para usuários que compram nos e-commerces. Boa leitura!
O que é o Click to Pay?
O Click to Pay é uma novidade que está surgindo com a missão de transformar a experiência de compra on-line, sobretudo quando a forma de pagamento utilizada for crédito. A inovação se destaca por reduzir o atrito na hora de fazer transações on-line e conta com uma padronização técnica de soluções que já estão no mercado.
Bandeiras, emissores, adquirentes e outras instituições de pagamento estão entre as empresas participantes desse novo momento. O começo da fase de expansão foi iniciado em fevereiro de 2024 com os cartões de crédito.
Segurança e experiência são os dois pilares que sustentam essa facilidade, gerando uma jornada de pagamento muito mais fluida. Desenvolvida em parceria com players do segmento, o consumidor já não precisará preencher os dados da credencial, como número do cartão e código de segurança, e até mesmo o endereço de entrega em cada compra.
Em outras palavras, o Click to Pay é uma solução que torna o processo de checkout em e-commerces muito mais ágil e elimina barreiras de compra. A novidade funciona como uma espécie de cartão virtual automático e minimiza a necessidade de o usuário fazer o preenchimento manual dos dados.
E o cartão de débito?
A previsão é que os cartões de débito sejam incluídos na modalidade durante 2024. De acordo com Nuno Alves, conselheiro da Abecs, a função pode ser liberada durante o primeiro semestre. Vamos aguardar os próximos passos!
Como funciona o Click to Pay?
A modalidade aparece na finalização dos carrinhos de compra como uma opção de pagamento, assim como boleto, Pix e demais alternativas. Quando o usuário seleciona o Click to Pay pela primeira vez, deve fazer uma breve autenticação para concluir a compra. Nas próximas transações com o mesmo dispositivo o processo será ainda mais rápido.
Nesta inovação, tanto os dados dos cartões como as transações são tokenizados. Isso significa que há uma camada extra de segurança e transparência para o lojista e o consumidor, além de informações sempre atualizadas.
Veja, a seguir, a explicação da Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços) sobre as transações realizadas com a modalidade:
Para entender como a novidade chega até o consumidor, um passo a passo resumido é: o emissor realiza o cadastro das credenciais no Click to Pay de forma massiva e, então, o portador é avisado pela empresa de que a modalidade já está disponível para uso. Prático, concorda?
Já a transação acontece da seguinte forma: ao acessar a página de checkout, o usuário pode escolher a opção “Click to Pay” e informar seu código para acessar os cartões. Na sequência, precisa selecionar o cartão, clicar em pagar e pronto! A transação é finalizada após o clique no botão.
Quais são os benefícios do Click to Pay?
Não é de hoje que os pagamentos digitais vêm trazendo benefícios para os consumidores brasileiros. O Pix é um dos grandes cases de sucesso que refletem a importância de tornar a jornada do usuário ainda mais prática.
Então, podemos dizer que oferecer uma solução que permite finalizar a compra em pouquíssimos cliques é um grande destaque para o consumidor. Além disso, há a questão da segurança na autenticação da transação devido à tokenização que mencionamos acima. Tudo isso ajuda a promover a melhor experiência possível para fazer transações on-line.
Para os e-commerces, é possível apontar que a melhoria pode ajudar a reduzir o abandono de carrinho e, consequentemente, ampliar a taxa de conversão em vendas. Além disso, destacamos a minimização de fraudes e o cuidado maior com o armazenamento de dados sensíveis.
Quais foram as primeiras impressões sobre o Click to Pay?
Essa modalidade vem causando um verdadeiro impacto nas transações digitais e lojas do varejo. Consumidores do Reino Unido e da Espanha já registraram suas primeiras impressões sobre a tecnologia, veja a seguir:
- Mais de 60% dos consumidores apontaram que a segurança dos dados é um diferencial no Click to Pay;
- Quase 90% afirmam que a experiência de compra é semelhante ou superior às soluções digitais utilizadas antes;
- Mais de 70% contaram que a novidade trouxe uma experiência eficiente e simples no checkout.
Vale ressaltar que os dados são de uma pesquisa conduzida pela Visa e o Instituto Ipsos em 2023.
Saiba tudo sobre o mercado de pagamentos
Percebeu como o Click to Pay pode revolucionar as transações digitais aqui no Brasil, proporcionando uma relação “ganha-ganha” entre os e-commerces e clientes? Esse é só o começo das novidades do setor para 2024! Convidamos você a acompanhar as próximas novidades aqui no Blog da EcommIT. Até o próximo artigo!