Software como serviço automatiza tarefas repetitivas, integra ferramentas financeiras e ajuda a proteger os dados dos seus clientes no ambiente online.
Hoje em dia muito se fala em automatização de processos com uso de tecnologias inteligentes, práticas e ágeis para aumentar a eficiência operacional das empresas e torná-las mais competitivas no mercado em que atuam. Diante de inúmeras possibilidades, o Software as a Service se destaca. Popularmente conhecido por sua sigla (SaaS), ele reúne várias ferramentas integradas para as empresas de diferentes tipos de negócio por um baixo custo mensal. Pautado na segurança da informação, na privacidade dos dados e na escalabilidade empresarial.
Quer saber como um software SaaS pode contribuir para o desenvolvimento do seu negócio? Então confira mais detalhes neste artigo.
O que é SaaS?
Em princípio, SaaS é a sigla utilizada para definir o Software as a Service (Software como Serviço, em português). Diferentemente dos softwares tradicionais, que são instalados no computador e precisam de boa infraestrutura física para funcionar, o SaaS é uma aplicação online, composta por ferramentas e processos que utilizam a internet para que sejam acessados.
O software como serviço é um serviço em nuvem que ajuda a reduzir custos, já que nesse modelo de sistema todo o serviço é acessado através da internet, ou seja, as empresas não precisam comprar licenças ou instalar aplicações pesadas em seus computadores. Nesse caso, todo o gerenciamento de dados e manutenção do sistema é feito pela empresa desenvolvedora do software. Em outras palavras, é de responsabilidade da empresa desenvolvedora garantir a segurança da informação do sistema.
Software as a Service e empresas de meios de pagamento
As empresas de meios de pagamento são as mais impactadas pelas mudanças propostas pela LGPD. Afinal, são responsáveis por grande movimentação de informações pessoais e financeiras dos seus clientes, como dados de cartões de crédito, débito entre outros métodos de pagamento eletrônicos.
De acordo com a Lei 13.709/2018, mais conhecida como Lei Geral de Proteção de Dados, cabe às empresas que capturam dados de clientes para realizar suas atividades garantir a segurança e a privacidade das informações confiadas. Desde que a lei entrou em vigor, as empresas só podem utilizar os dados dos clientes mediante o consentimento dos seus titulares. Esse consentimento precisa ser expresso (manifestação livre, informada e inequívoca) e específico (para uma finalidade específica).
Falando especificamente de empresas de meios de pagamento, vale destacar que as tecnologias voltadas ao setor estão sempre em atualização. Ou seja, além de priorizarem a transparência no tratamento e compartilhamento de dados quando viável, essas empresas devem sempre deixar claro aos seus usuários os impactos que as inovações tecnológicas podem causar no seu dia a dia, bem como esclarecer quais são as responsabilidades de cada parte envolvida.
Quando o compartilhamento dos dados do titular é permitido?
De acordo com a LGPD, as empresas de meios de pagamento podem compartilhar dados com terceiros, mediante consentimento prévio do titular dos dados, sempre que:
- Estiverem cumprindo obrigações fiscais ou regulatórias, como no caso das obrigações regulatórias;
- Quando o tratamento e o compartilhamento de dados for imprescindível para a execução de políticas públicas;
- Com empresas de tecnologia, para garantir que os dados pessoais do titular estejam seguros contra fraudes.
Vantagens de investir em sistema SaaS
- Mais agilidade e eficiência operacional;
- Redução de custos com licenças e infraestrutura;
- Armazenamento seguro, feito por servidores remotos;
- Acesso em qualquer hora e em qualquer lugar;
- Atualizações constantes;
- Backup automático;
- Suporte remoto e 24 horas por dia, 7 dias por semana.
Como o SaaS pode garantir a segurança do seu sistema de pagamento?
O cloud computing abriu portas para a criação de tecnologias online, ágeis e seguras como o software como serviço. Contudo, apenas contar com armazenamento em servidores remotos não basta para proteger dados confidenciais. Tratando-se de empresas de meios de pagamento, é preciso investir em soluções eficientes para aumentar a segurança da informação. Uma delas, aliás, diz respeito à política de segurança da informação e privacidade da empresa.
A política de segurança da informação cria uma série de regras que devem ser seguidas por todos, inclusive no que diz respeito ao uso do Software as a Service. Ela garante inclusive que todas as certificações exigidas para a operacionalização do sistema e segurança dos dados sejam utilizadas e como todos devem se portar diante de tentativas de fraudes e ataques cibernéticos
A política de confidencialidade, por sua vez, garante o sigilo das informações trocadas no ambiente SaaS. Na prática, ela cria diretrizes sobre o uso de tecnologias e tratamento de dados envolvidos em cada parte do processo.
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