Confira esses novos tipos de meios de pagamento que estão virando grandes tendências do mercado!
A tecnologia e a digitalização estão transformando a forma como realizamos pagamentos. A cada ano que passa, o mercado é surpreendido por novos métodos de pagamentos digitais que prezam pela rapidez, simplicidade e, principalmente, pela eficiência.
Esse resultado pode ser visto como parte do processo de aceleração da transformação digital que diversas empresas do mercado estão passando.
A comprovação da digitalização dos meios de pagamento é relatada no último balanço da ABECS (Associação Brasileira de Cartões de Crédito e Serviços).
Nesse levantamento, é apontado que as compras remotas com cartões cresceram 32,7% no 1º semestre de 2022, movimentando mais de R$392 bilhões nesse período.
Por conta disso, preparamos um conteúdo para você ficar por dentro dos novos meios de pagamento que devem dominar o mercado nos próximos anos e explicar sobre como está ocorrendo o processo de digitalização.
Digitalização dos novos tipos de meios de pagamento
Nos últimos anos, vivenciamos tanto a digitalização, como a virtualização do mercado de pagamentos. Novos ERPs, tecnologias de ponta, cartões virtuais, transferências cada vez mais ágeis e outros diversos exemplos encabeçam a transformação digital do setor.
Contudo, nada pode ser comparado com o que aconteceu durante o período de isolamento social. Por conta do distanciamento, os lojistas, bancos e grandes empresas do mercado precisaram buscar alternativas para se adaptar ao novo comportamento do seu cliente.
Isso acabou aquecendo e acelerando os processos de digitalização e virtualização, que acabam se tornando grandes protagonistas dos meios de pagamento.
Uma pesquisa realizada pela Mastercard mostrou que 63% das pessoas utilizaram, pelo menos uma vez, algum novo método de pagamento após o início da pandemia de covid-19.
As empresas do mercado que se atentaram a essas mudanças, acabaram saindo na liderança do “novo normal” que estamos vivendo atualmente.
Do PIX ao pagamento por aproximação, essa é a nova era dos meios de pagamento. A seguir, vamos conhecer quais são as principais estrelas dessa mudança.
Quais são os novos meios de pagamento?
PIX
O queridinho do momento, que já nem podemos mais chamar de tendência, e sim de uma realidade consolidada, não poderíamos começar essa lista sem ser com o Pix.
Em novembro de 2020, o Banco Central lançava a mais nova modalidade de pagamento instantâneo, o Pix. Em poucos meses, ele já caiu no gosto das pessoas, principalmente por garantir uma transação rápida, segura e, literalmente, instantânea. Em poucos segundos, a transferência já era realizada de uma conta para outra.
Não é à toa que, até Julho de 2022, segundo dados do próprio Banco Central, já foram registradas mais de 478 milhões de chaves Pix em todo o Brasil.
Além disso, ela lidera os processos de digitalização dos novos meios de pagamento, já que, principalmente após a pandemia de covid-19, a movimentação de dinheiro em espécie reduziu consideravelmente, com transações digitais instantâneas liderando a preferência popular.
Pagamentos por aproximação
“Vai inserir o cartão ou será por aproximação?”. Essa frase já está se tornando normal quando vamos realizar uma compra. O NFC (Comunicação por Campo de Aproximação) virou uma das maiores tendências entre os novos meios de pagamento.
A tecnologia já é difundida há muitos anos, principalmente entre os cartões de transporte que utilizamos no ônibus, metrô ou trem. Porém, nos últimos meses, a aproximação virou queridinha do setor de pagamentos.
Segundo o levantamento da ABECS, as operações por aproximação cresceram mais de 340% no 1º semestre de 2022. É esperado que, até o final do ano, mais da metade dos pagamentos físicos sejam realizados utilizando essa tecnologia.
Ainda na pesquisa, podemos ver que 4,6 bi de transações dessa forma ocorreram no período e o cartão de crédito lidera entre as modalidades de pagamento por quem usa essa tecnologia.
Os principais elogios ao touchless são a agilidade e praticidade na hora do pagamento, já que seu grande diferencial é eliminar a obrigatoriedade de digitar a senha para confirmar a transação.
Carteiras digitais
Depois de um período inicial, parece que finalmente as carteiras digitais caíram no gosto popular e já podem ser consideradas um dos novos meios de pagamento tendências para os próximos anos.
Segundo a SBVC, 60% dos brasileiros que compraram um smartphone possuem uma carteira digital.
Podemos notar que cada vez mais e-commerces e marketplaces estão aceitando essas carteiras virtuais como formas de pagamento, para otimizar o processo de compra dos seus clientes.
É esperado um crescimento bastante significativo desse meio nos próximos anos, começando a representar uma boa parcela do protagonismo do mercado de pagamento brasileiro.
Links de pagamento e QR Code
Links de pagamento e QR Code são duas modalidades que caminham lado a lado e, aos poucos, vão se consolidando como protagonistas do mercado de meios de pagamento.
O link de pagamento é uma URL que pode ser enviada de forma rápida e prática para qualquer canal de comunicação para um cliente ser redirecionado a página de pagamento.
Já o QR Code é ainda mais prático, sendo uma evolução natural do código de barras. O usuário precisa, somente, apontar o celular para o código para realizar o pagamento diretamente pelo seu banco.
O mercado tem uma expectativa muito animadora, principalmente, ao uso de QR Code, já que, segundo a Juniper Research, é esperado que 2,2 bilhões de compras e pagamentos sejam realizados utilizando a modalidade até 2025.
Reconhecimento facial
Para finalizar, temos uma tendência de pagamento que ainda está chegando ao Brasil, mas que vem com um potencial crescimento global.
O reconhecimento facial, quando o cliente precisa apresentar seu rosto para realizar uma transação, vem sendo uma modalidade bem interessante para garantir segurança e praticidade na hora de realizar um pagamento.
Entre os mercados que mais utilizam essa tecnologia, a China vem se destacando, principalmente com a plataforma Alipay. Já no Brasil, a empresa Payface é uma startup que lidera a popularização do sistema de reconhecimento facial para meios de pagamento no país.
Empresa com soluções para meios de pagamento
A EcommIT anda lado a lado com a evolução do mercado de pagamento. Somos uma empresa de tecnologia especializada em produtos e soluções de TI para empresas de meios de pagamento.
Nossa equipe tem a experiência para gerar valor aos nossos clientes através de metodologias ágeis e eficazes, transformando a tecnologia em resultados.
Possuímos expertise nos maiores ERPs de processamento de cartões do mercado, trabalhando de acordo com a demanda dos clientes e acompanhando os projetos do início ao fim.Conheça um pouco sobre as metodologias e soluções da EcommIT e nosso case de cartão virtual.