Saiba como o Pentest ajuda sua empresa a descobrir as vulnerabilidades antes de cibercriminosos e garanta a segurança corporativa dos seus sistemas!
Os ataques digitais estão se tornando cada vez mais comuns no mercado de meios de pagamento. É possível ver esse reflexo em casos recentes de invasões aos marketplaces da Americanas.com, Submarino e Lojas Renner, que são somente algumas das diversas empresas que já tiveram seus sistemas prejudicados por cibercriminosos.
Segundo dados da Checkpoint Research, o Brasil é um dos países que mais sofrem com hackers no mundo. A pesquisa relata que tivemos um aumento significativo de 46% nos casos de ciberataques no primeiro trimestre de 2022.
Ainda é relatado no estudo que, semanalmente, acontecem, aproximadamente, 1540 ciberataques no país.
Além disso, um estudo recente da Microsoft relatou que empresas brasileiras podem ter tido mais de R$32 bilhões de prejuízo em um só ano por conta de ataques cibernéticos.
Em entrevista para a CNN Brasil, Daniel Bortolazo, gerente de engenharia de sistemas da empresa de cibersegurança Palo Alto Networks, relatou que uma das oportunidades mais visadas pelos cibercriminosos são falhas nos sistemas das empresas que ainda não foram descobertas por ninguém do time interno.
Mas você sabe como localizar e corrigir essas vulnerabilidades na sua infraestrutura de TI? Nesse artigo vamos explicar como funciona o Pentest, a importância de realizar regularmente esses testes nas empresas de meios de pagamento e como fazer para garantir sua segurança corporativa.
Pentest ou Teste de Penetração ou : O que é?
Mesmo que o sistema de segurança da sua empresa seja estruturado com muito cuidado, contendo os hardwares e softwares mais atualizados do mercado, muito dificilmente ele será protegido contra todos os tipos de ameaças cibernéticas.
Por isso, o Pentest é tão importante dentro do mercado de meios de pagamento. Esse método, também conhecido como Teste de Penetração, é nada mais, nada menos que a simulação de um ataque malicioso aos sistemas internos da empresa.
Com o Pentest, é possível realizar uma avaliação criteriosa e efetiva da sua infraestrutura de segurança, localizando potenciais vulnerabilidade que precisam ser corrigidas.
É um método muito importante, principalmente, para o setor financeiro e de meios de pagamento, já que eles precisam da total privacidade de todos os dados tratados e construir um sistema de segurança praticamente intangível.
Pentest: por que realizar na minha empresa?
Um ciberataque pode causar um prejuízo inimaginável à sua empresa, desde perdas financeiras e interrupções operacionais até vazamentos de dados de clientes e perda de prestígio da sua marca dentro do mercado.
Assim, o Pentest acaba se tornando uma estratégia muito importante, pois, com ele, é possível criar um revestimento extra de segurança aos seus sistemas internos. Confira os principais benefícios de realizar um Teste de Penetração:
- Localizar falhas em seus softwares e hardwares antes dos cibercriminosos;
- Detectar brechas de seguranças que são difíceis de serem encontradas por verificações de redes mais simplificadas;
- Otimizar o desempenho da sua infraestrutura de TI;
- Remanejar o funcionamento e configurações dos sistemas internos para reduzir as vulnerabilidades detectadas;
- Melhorias constantes para bloquear ciberataques;
- Análise contínua para detectar qualquer nova falha nos sistemas;
- Desenvolver políticas internas de segurança mais assertivas e robustas;
- Reforçar e preparar seu departamento de TI para potenciais crimes cibernéticos;
- Manter sua segurança resistente aos diferentes tipos de hackers;
- Avaliar o potencial do seu sistema de segurança atual;
Descubra também a importância de ERP de qualidade para empresas de meios de pagamento!
Tipos de Pentest
Existem diversos tipos de Pentest que podem ser realizados em uma empresa de
meios de pagamento. Contudo, as modalidades mais comum de serem feitas são:
White Box
O White Box é o tipo de Teste de Penetração mais comum de ser realizado em empresas. Nele, a equipe tem acesso com antecedência a quase todas as informações do sistemas como, código fonte, servidores, banco de dados, escopos de atuação e outros processos internos da infraestrutura de segurança.
Com isso, o Pentest é realizado com mais assertividade e abrangência, analisando de forma visível e notória todas as falhas que comprometam a empresa e podem ser brechas para ataques hackers.
Black Box
Também conhecido como “Teste Cego”, o Black Box é o inverso do White Box. Nesse caso, a análise é feita sem nenhuma informação oferecida com antecedência sobre os sistemas internos da empresa.
A equipe utiliza técnicas e estratégias reais de hackers para “atacar” as estruturas disponíveis e identificar as falhas em aberto para crimes cibernéticos que não precisam de dados particulares do seu negócio para serem realizados.
Grey Box
Por fim, temos um misto das duas técnicas citadas anteriormente. Aqui, não é disponibilizado todos os dados da empresa, porém, a equipe tem acesso a algumas informações sobre a infraestrutura de rede e serviços específicos.
O Grey Box é uma excelente tática para negócios de meios de pagamento que precisam liberar permissões para usuários credenciados.
Double-Blind
Como falamos, os três testes citados acima são os formatos mais comuns de Pentest para serem realizados nas empresas. Porém, o Double-Blind é uma técnica que também vale a pena ser apresentada.
O “Teste Duplo-Cego” é feito sem ninguém da empresa saber. Com isso, é colocado em check como a estrutura de TI se comporta nessas situações.
É uma ótima sugestão para construir políticas mais assertivas ou oferecer melhores treinamentos para sua equipe interna
Frequência de Pentest para minha empresa
O Pentest não deve ser algo ocasional, que só seja realizado uma única vez quando sua empresa sofre algum tipo de ataque virtual. Não acredite na máxima que, ao localizar as vulnerabilidades em um primeiro momento, seu sistema de segurança já será impenetrável.
Os softwares e hardwares são atualizados constantemente e os cibercriminosos estão sempre buscando novas táticas para colocar em risco sua empresa.
Além disso, você estará sempre realizando novos investimentos na sua infraestrutura de TI, precisando fazer testes para localizar possíveis vulnerabilidades nesses sistemas adicionais.
Esses procedimentos que otimizam e melhoram a segurança da sua empresa precisam ser acompanhados e realizados por uma equipe especializada em oferecer todos os recursos necessários para a proteção dos seus funcionários e clientes.
Como empresas de meios de pagamento podem realizar Pentest?
Há mais de 15 anos oferecendo soluções para empresas de meios de pagamento, a EcommIT apresenta uma consultoria completa em Segurança da Informação. Garantimos a proteção do seu negócio por meio dos serviços:
- Pentest e Teste de Intrusão;
- Política de Segurança da Informação;
- Política de Confidencialidade;
- Política de Gestão de Mudança;
- Política de DRP;
- Gap Analysis;
- Auditoria;
- LGPD (Treinamento e Plataforma);
- Serviço de DPO (SaaS);
Soluções para a proteção e privacidade dos dados da sua empresa. Conheça mais sobre a Consultoria de Segurança da Informação e os outros produtos da EcommIT!