A tokenização como método de segurança no e-commerce

Os riscos de ataques cibernéticos e fraudes estão no radar de qualquer profissional de segurança da informação. Quando falamos sobre o setor de meios de pagamentos, essa preocupação se expande para as transações, uma vez que problemas de vazamento de dados podem gerar consequências muito graves. 

Para os e-commerces, a tokenização tem sido um método muito eficaz para blindar os pagamentos on-line. 

Quais foram os principais números do e-commerce em 2023?

Em 2023, o e-commerce brasileiro atingiu números expressivos: foram R$ 185,7 bilhões em faturamento, de acordo com a Abcomm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico). Esse crescimento foi impulsionado por um ticket médio de R$ 470, 395 milhões de pedidos e 87,8 milhões de consumidores virtuais, demonstrando a força do setor e a crescente confiança no comércio online.

A tokenização como método de segurança no e-commerce

A segurança das transações é um fator crucial para a fidelização de clientes e o sucesso dos negócios. Nesse contexto, a tokenização surge como um método eficaz para blindar os pagamentos online, garantindo proteção contra fraudes e roubo de dados.

A tokenização é um método de segurança que armazena o número do cartão de crédito, de acordo com as regras do PCI, na base de dados de uma loja virtual. E isso funciona como uma espécie de escudo para os dados sensíveis dos clientes. Na prática, ao invés de armazenar esses dados nos sistemas, os e-commerces geram tokens únicos e aleatórios que representam os dados reais. 

Esses tokens são utilizados para processar os pagamentos preservando os dados do cartão, ou seja, o número do cartão está “encriptado” e apenas o token trafega para a autorização da transação.

Com isso, é minimizado de forma drástica o risco de ataques cibernéticos e fraudes. Ao investir em soluções de tokenização robustas, os e-commerces podem blindar seus pagamentos, fidelizar clientes e conquistar novos horizontes de crescimento.

Como as transações utilizando o token são reportadas nos regulatórios?

As instituições de pagamento que trabalham com clientes que vendem produtos e serviços em plataformas de e-commerce utilizando token nas transações de cartão seguem fazendo o envio do regulatório da DIMP normalmente. 

É possível tornar o envio das obrigações regulatórias mais simples

Seu time fiscal não precisa se preocupar com as obrigações regulatórias, deixando de dedicar um tempo precioso às atividades estratégicas da empresa. 

A boa notícia é que existem soluções automatizadas que estão disponíveis para simplificar esse processo de ponta a ponta. 

Com uma solução de reporte automatizada, as empresas podem economizar tempo e dinheiro, além de garantir a conformidade com as obrigações regulatórias, evitando penalidades pelo não cumprimento da obrigação mensal. 

Transforme a rotina fiscal com o Integrador Regulatório da EcommIT

A EcommIT oferece a solução mais completa do mercado para reportes regulatórios! Nosso Integrador Regulatório atende a todas as necessidades do setor, especialmente na área fiscal, com a otimização da entrega de obrigações regulatórias como CADOC 6334, DOC-DIMP, DECRED, EFD-Reinf e DIMP.

Com a solução, você realiza a gestão completa dos principais regulatórios, sempre se atentando aos prazos de geração e envio. Você ainda torna os processos mais simples e reduz custos com múltiplas ferramentas e sistemas. 

Comece a mudança hoje mesmo com a EcommIT

Com Integrador Regulatório, sua empresa se mantém em dia com as normas vigentes sempre em conformidade com as exigências dos órgãos fiscalizadores. Clique aqui para conhecer o Integrador Regulatório!