A introdução do Pix pelo Banco Central do Brasil resultou em queda nas transações via TED, mas isso não significa que o meio de pagamento está desaparecendo. Saiba mais sobre o TED e como reportar as transações no artigo de hoje!
Confira os principais números do TED em 2023
É verdade que o Pix recebeu destaque entre os números do setor, mas o cenário dos meios de pagamento no Brasil em 2023 reforçou a relevância do TED, especialmente para transferências de valores maiores, com um volume total de R$ 40,6 trilhões transferidos e um tíquete médio de R$ 46 mil por operação.
Ainda que haja um alto volume financeiro movimentado na TED, as transferências tiveram uma leve queda de 0,2% em comparação com 2022, enquanto o Pix viu um aumento de 58% no volume de recursos, saltando para R$17,2 trilhões em 2023.
Fazendo um comparativo entre as soluções de meios de pagamento, quanto ao número de transações, os destaques são o Pix, os cartões de crédito e débito e os boletos. Na sequência vem o TED registrando cerca de 892 milhões de transações e se mantendo como uma opção sólida para pagamentos de alto valor.
Os dados apresentados aqui são da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), com base nos levantamentos difundidos pelo Banco Central do Brasil e pela Associação Brasileira das Empresas de Cartão de Crédito e Serviços (Abecs).
Quais instituições têm obrigatoriedade de reportar o TED?
As instituições que têm a obrigatoriedade de reportar transações TED na DIMP (Declaração de Informações sobre Movimentações Financeiras) incluem:
- Instituições financeiras
- Subadquirentes e adquirentes de cartão;
Felizmente, as soluções automatizadas estão aqui para simplificar esse processo. Uma solução de reporte automatizada pode oferecer diversos benefícios:
- Eficiência: reduz o tempo gasto em processos manuais, permitindo que a equipe se concentre em tarefas mais estratégicas;
- Precisão: minimiza erros humanos, garantindo que os dados reportados sejam precisos e confiáveis;
- Conformidade: mantém a empresa atualizada com as regulamentações vigentes, evitando penalidades por não cumprimento.
Como resultado, o time responsável pelas entregas das obrigações egulatórias poderá se dedicar mais tempo ao negócio.
Transforme o dia a dia com o Integrador Regulatório da EcommIT
A EcommIT oferece a solução mais abrangente do mercado para a geração de regulatórios, atendendo a todas as necessidades do setor de meios de pagamentos, com especial ênfase na área fiscal.
Com o Integrador Regulatório, você pode otimizar a entrega de obrigações regulatórias, como CADOC 6334, DOC-DIMP, DECRED, EFD-REINF e DIMP.
Ao contratar o Integrador, você terá uma gestão completa dos principais regulatórios, garantindo que os prazos de geração e envio sejam cumpridos.
Além disso, o Integrador ajuda a simplificar os processos e reduzir custos, pois elimina a necessidade de múltiplas ferramentas e sistemas para gerar as obrigações regulatórias.
Transforme a rotina da área fiscal hoje mesmo
Com Integrador Regulatório da EcommIT, sua empresa estará sempre atualizada com as normas vigentes com as exigências dos órgãos fiscalizadores.
Clique aqui e conheça o Integrador Regulatório!