Como as fintechs e bancos podem vender apólices de seguro com segurança?

O mercado de seguros e o de meios de pagamento estão em evolução, o que significa novas oportunidades para a oferta de apólices de seguro e resultados expressivos, como ocorreu com o PicPay recentemente. Por outro lado, esse avanço também exige maior atenção à segurança e à proteção dos dados dos clientes.

No artigo de hoje, vamos trazer a importância da segurança da informação para os bancos digitais e fintechs, por exemplo, que desejam se aprofundar no mercado de seguros e mais produtos personalizados. Boa leitura!

PicPay alcança a marca de 5 milhões de apólices vendidas

Se você costuma acompanhar as notícias sobre o setor de meios de pagamentos, deve ter visto que o PicPay, um dos maiores bancos digitais do Brasil, bateu um recorde de venda de apólices de seguro: foram 5 milhões desde 2022. 

Recentemente, a empresa fez uma expansão na carteira de produtos oferecidos e hoje comercializa seguros para celular, de vida, para a carteira digital, proteção de renda em caso de perda de emprego e para a fatura do cartão de crédito. Somado a isso, há a facilidade de contratação e a integração com o aplicativo, trazendo rapidez à contratação.

A marca alcançada pela empresa é um reflexo da movimentação do mercado com o objetivo de expandir a fidelidade dos clientes e a rentabilidade ao oferecer um produto que vai além do crédito.

O que explica o sucesso dessa estratégia?

Alguns fatores destacam possíveis motivos que levaram o PicPay a atingir essa marca, como a popularização dos smartphones e a digitalização do relacionamento entre o público e os aplicativos de bancos.

Houve, também, um aumento da busca por soluções mais acessíveis e convenientes, o que pode ser oferecido pelas fintechs e bancos digitais por meio de soluções inovadoras e do uso da tecnologia.

Outro aspecto que deve ser destacado é o comportamento do público, ou seja, a busca por experiências cada vez mais personalizadas por meio do uso de dados e da Inteligência Artificial. Isso permite criar produtos cada vez mais adequados ao perfil dos consumidores. 

Qual é o futuro dos seguros no setor de meios de pagamento?

O mercado está em fase de desenvolvimento, mas o resultado do PicPay demonstra um potencial enorme para as fintechs e bancos digitais, por exemplo. Com a evolução da tecnologia e a demanda por inovação, as empresas podem tornar a presença dentro do mercado de seguros cada vez mais forte.

Pontos de atenção para as empresas que querem oferecer seguros

Os times contábeis possuem a necessidade de registrar as vendas de apólices de seguros em seus sistemas contábeis, o que é um fator que deve ser automatizado para evitar falhas e retrabalhos. Outro ponto é a necessidade de atender a uma legislação específica para manter a empresa em conformidade.

Porém, vale dar um destaque ao uso de dados e a segurança da informação dentro desse contexto. Afinal, se os bancos digitais ou fintechs contam com um CISO, as empresas ganham em conhecimento técnico e experiência prática. Dessa forma, é possível oferecer apólices de acordo com as melhores práticas de segurança da informação, protegendo sistemas e dados.

Já pensou em contar com um CISO dedicado na sua empresa? Isso significa maior proteção aos dados confidenciais dos clientes e a redução do risco de violações de segurança. Como resultado, os clientes passam a confiar mais na marca e a reputação cresce.

Conheça nossa Consultoria de Segurança da Informação 

A cibersegurança que a sua empresa de meios de pagamento precisa está aqui! Com a consultoria em Segurança da Informação da EcommIT, seu negócio passa a contar com um CISO dedicado e uma estrutura totalmente completa para que todos os dados sensíveis estejam protegidos.

Além disso, nosso time de especialistas utiliza tecnologia de ponta e faz diagnósticos precisos para que sua empresa implemente as melhores políticas de cibersegurança. Clique aqui para saber mais.