Você concorda que a relação dinâmica entre o setor de meios de pagamento e o consumidor moldou o mercado nos últimos anos? Então, fique com a gente! Vamos trazer uma análise sobre esse cenário de constante transformação em prol de um consumidor que evoluiu com o tempo e mudou seus hábitos de consumo e exigências.
Essa relação se configura como um motor para a inovação e o desenvolvimento de soluções cada vez mais convenientes, seguras e personalizadas para o consumidor brasileiro.
As preferências e comportamentos das diferentes gerações afetam diretamente a forma como as empresas oferecem produtos e serviços. As novas tecnologias, por sua vez, abrem um leque de possibilidades para atender às demandas e expectativas de cada público, impulsionando a criação de soluções inovadoras e disruptivas.
Neste blogpost, vamos explorar essa relação fascinante entre meios de pagamento e consumidor e como ela evoluiu ao longo dos anos. Boa leitura!
O anos 2000 trouxeram uma mudança de comportamento marcante para o consumidor
Imagine um mundo sem cartões de crédito ou Pix. Como o seu consumidor faria as compras? Concorda que essa pergunta hoje é praticamente impossível de ser respondida? Em um passado não muito distante, boa parte da população não conseguiria pensar em andar pela rua sem as cédulas, o dinheiro físico.
Para a geração dos anos 90/00, por exemplo, o dinheiro físico e o cheque representavam mais do que simples meios de pagamento. Eram símbolo de um “relacionamento” com o dinheiro que já não existe hoje, seja pela independência e poder ao ter as notas ou assinar cautelosamente os cheques para adquirir algum bem.
Porém, com a evolução dos meios de pagamentos, o consumidor encontrou um bom “substituto” para os talões de cheque: os cartões de crédito, que passaram a oferecer maior comodidade e menor risco de fraudes.
A ascensão dos pagamentos sem contato
O dinheiro físico tem cedido espaço para soluções mais modernas e práticas. O pagamento por aproximação, por exemplo, se tornou uma realidade em diversos estabelecimentos comerciais, especialmente durante a pandemia para evitar a transmissão da Covid-19.
Assim, houve um aumento significativo de consumidores realizando transações aproximando seus cartões ou smartphones dos terminais de pagamento. Essa tecnologia destacou algumas necessidades do cliente na época como:
- praticidade, porque elimina a necessidade de manusear dinheiro ou digitar senhas, tornando o processo de pagamento mais rápido e fluido;
- segurança, por diminuir o risco de fraudes e clonagem de cartões;
- higiene, pois evita a proliferação de germes e bactérias por não precisar tocar nas notas.
Pix: a instantaneidade que conquistou o Brasil
O Pix é um sistema de pagamentos instantâneos criado pelo Banco Central do Brasil que se tornou um fenômeno em pouquíssimos anos de existência. A simplicidade, rapidez e gratuidade que o serviço traz conquistaram o público, que o utiliza para realizar diversos tipos de transações, seja no varejo ou em transferências bancárias.
Wallets: o universo dos pagamentos em um só lugar
As carteiras digitais estão se tornando cada vez mais populares, porque oferecem uma maneira prática e segura de armazenar cartões de débito, crédito e fidelidade, por exemplo. Além disso, algumas wallets também permitem realizar pagamentos por aproximação, utilizando a tecnologia NFC do smartphone.
O que atrai os consumidores nesse caso são:
- centralização, visto que todos os cartões de pagamento podem estar em um só lugar, facilitando o acesso e a gestão das suas finanças;
- segurança, porque as wallets armazenam dados de forma criptografada, protegendo-os contra fraudes e acessos não autorizados.
- praticidade que permite realizar pagamentos por aproximação.
O comportamento do consumidor no centro da transformação
Como você pôde ver, a mudança no comportamento do consumidor é o principal motor da evolução dos meios de pagamento. As novas gerações, como os millennials e a Geração Z, são nativas digitais e esperam experiências de pagamento cada vez mais convenientes, rápidas e seguras.
Elas valorizam a praticidade, a instantaneidade e a personalização, e estão cada vez mais propensas a adotar novas tecnologias que facilitem suas vidas. Por isso, cabe aos profissionais do setor entenderem essas necessidades e expectativas para oferecer soluções inovadoras e relevantes para reter o público e atrair novos clientes.
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