Assim como o mercado B2C segue se transformando a cada dia, com o B2B não é diferente. O comportamento do consumidor e as inovações tecnológicas seguem estimulando mudanças nas vendas e até mesmo nos meios de pagamentos B2B. Sua empresa está pronta para esse cenário?
No cenário atual, a forma como as empresas realizam seus pagamentos e recebimentos está se tornando cada vez mais importante para o sucesso do negócio. Por isso, é fundamental que o seu negócio esteja em conformidade com esse novo momento. Saiba como se adequar no artigo de hoje. Boa leitura!
Meios de pagamentos B2B: do tradicional à inovação
A era das duplicatas chegou ao fim? Dentre os meios de pagamentos B2B, o formato foi o principal meio utilizado durante muito tempo. Porém, a forma de pagamento tradicional tem perdido espaço para outras opções que estão surgindo no setor.
Os boletos, até algum tempo atrás, apresentavam o desafio de não gerar o pagamento de forma imediata, considerando que normalmente a data de vencimento girava entre 30 a 90 dias. Porém, hoje existem empresas que utilizam o pagamento D0, em que o recebimento ocorre no mesmo dia.
O ponto de perigo aqui são as fraudes causadas por boletos falsos, que podem causar grandes prejuízos às empresas e uma baixíssima probabilidade de receber o dinheiro de volta.
Como solução, as empresas podem otimizar processos, reduzir custos, aumentar a segurança e melhorar suas relações com clientes e fornecedores a partir de uma forma de pagamento mais eficiente.
A ascensão dos meios de pagamentos B2B modernos:
O mercado deu passos mais modernos nos últimos anos. Prova disso foi a ampliação dos pagamentos B2B para cartões de crédito e débito, trazendo maior segurança e conveniência, plataformas digitais, estendendo as transações para o ambiente mobile e online, e as soluções de transferências bancárias.
Quais foram os primeiros benefícios dessa adoção de meios de pagamentos B2B modernos?
- eficiência e produtividade;
- maior controle sobre as transações;
- segurança aprimorada;
- diminuição da inadimplência;
- redução de custos;
- melhor relação com os fornecedores.
Da modernidade à inovação nos meios de pagamentos B2B
Embora o mercado tenha avançado nos últimos anos, a verdade é que as atualizações não pararam ali. Agora é o momento da inovação que, em alguns casos, conta com o suporte de tecnologias como a Inteligência Artificial para deixar o processo mais seguro para as transações entre empresas.
Com a adoção de pagamentos digitais em mercados em desenvolvimento, por exemplo, a Juniper Research estima um crescimento nos pagamentos B2B de 40% até 2028. É um dado expressivo, concorda? Por isso, as empresas devem oferecer inovações que sejam compatíveis com as expectativas dos consumidores-empresas.
Vamos conferir algumas?
Carteiras digitais
Em adoção cada vez maior com os consumidores físicos, as carteiras podem ser uma porta de entrada para pequenas empresas que apresentam dificuldade para acessar o setor bancário.
Pix
Sinônimo de praticidade e agilidade, o Pix também possui papel relevante no acesso empresarial ao setor bancário. Além de oferecer uma gestão fácil para a empresa, a outra ponta conta com uma experiência de pagamento positiva.
Além disso, vale destacar a funcionalidade do Pix Agendado, que pode substituir o boleto faturado, por exemplo.
IA
Aqui não estamos falando exatamente sobre uma forma de pagamento, mas vale destacar a importância da Inteligência Artificial (IA) para o setor de meios de pagamentos ao impulsionar a inovação. Seu uso pode tornar as transações mais seguras ao detectar potenciais fraudes e aprimorar a experiência do consumidor.
Cartões
O foco aqui não é falar sobre os cartões tradicionais ou a relação de compras entre empresas, mas destacar que a ampla variedade de serviços gerou soluções para os times internos. Dois exemplos são os cartões pré-pago e o virtual. Além de segmentar a verba da empresa por departamento, ainda é possível mapear custos e identificar onde está concentrado o maior gasto.
Open banking
O destaque aqui não é como método de pagamento, mas como modelo financeiro baseado em compartilhamento de dados dos clientes. Isso tornará mais fácil gerar análises de crédito mais baratas e ampliar vendas, por exemplo.
Conheça a EcommIT: sua consultoria em meios de pagamentos B2B
Você sabia que nós somos uma consultoria no setor de pagamentos? Nosso time possui ampla experiência no mercado, com atuação em grandes empresas do setor, e está pronto para ajudar você no seu desafio.
Temos um portfólio completo de soluções para o segmento, desde plataforma para manter as obrigações regulatórias em dia às consultorias que ajudam empresas a obter maior segurança nas soluções e suporte técnico para colocar os projetos no ar.
Além disso, nosso time de especialistas também ajuda a sua empresa a desenvolver o time de segurança, criar uma estratégia e comunicar a visão para outros diretores da organização. Não importa o tamanho do seu negócio, aqui há a solução certa para você!
A inovação começa aqui na EcommIT
Conte conosco para desenvolver as soluções de meios de pagamentos B2B com segurança e agilidade! Nosso time está pronto para falar com você, entender o seu desafio e propor a melhor solução. Avance para o futuro com a EcommIT! Clique aqui e fale com nossos especialistas.