Com o passar dos anos, as regulamentações têm ficado ainda mais complexas devido às exigências de cada órgão para o layout e as regras dos regulatórios. Estar em conformidade deve ser encarado como prioridade para as empresas de pagamentos, porque se trata de uma questão até mesmo estratégica para o negócio.
No artigo de hoje, vamos explorar os resultados e os benefícios de estar em conformidade com os regulamentos e como fazer isso de forma mais simples, prática e sem erros nas entregas. Boa leitura!
Por que a conformidade regulatória é relevante?
No cenário atual das empresas de pagamentos, a conformidade regulatória não é apenas uma medida de prudência, mas sim uma estratégia diretamente ligada ao sucesso, sustentabilidade das organizações e até mesmo governança corporativa.
A conformidade regulatória desempenha um papel relevante ao proteger a empresa de possíveis riscos e ameaças legais, além de prevenir penalidades que podem comprometer sua estabilidade financeira e reputação no mercado. Ainda se evitam advertências causadas, também, pelo não cumprimento das exigências de layout e regras dos regulatórios.
Além disso, quando a conformidade se torna algo cultural na empresa, há uma contribuição significativa para construir uma reputação sólida e confiável para os clientes, investidores e demais stakeholders.
Então, qual seria o primeiro passo?
Ao adotar uma abordagem proativa em relação à conformidade com layout e regras dos regulatórios, as empresas podem não apenas evitar problemas legais, mas também estabelecer padrões éticos e operacionais elevados para fortalecer sua posição competitiva no mercado.
Ou seja, devemos tratar a conformidade com as regulamentações não como apenas uma obrigação legal, mas uma vantagem estratégica que pode impulsionar o crescimento sustentável, a longevidade dos negócios e até mesmo a inovação.
E o resultado de estar em conformidade?
Conforme acabamos de ver, estar em dia com as regulamentações não é apenas uma obrigação legal, mas também um investimento que traz resultados significativos. Ao seguir as obrigações regulatórias estabelecidas, as organizações colhem uma série de benefícios que contribuem diretamente para o sucesso da empresa.
Ao fortalecer a reputação no mercado, as empresas ganham a confiança dos clientes e parceiros, o que pode resultar em maior fidelidade e oportunidades de negócios. Afinal, a conformidade também promove a transparência e a ética e cria um ambiente operacional mais sólido e confiável.
Além disso, o desenvolvimento desse cenário favorável é uma “mola” que pode impulsionar a eficiência operacional e abrir portas para a inovação, permitindo que as empresas se destaquem em seu setor.
Em resumo, estar em conformidade não apenas protege a empresa do setor de pagamentos contra possíveis consequências negativas, mas também cria uma base sólida para a expansão no mercado. Isso ajuda a fortalecer a base para alcançar objetivos de longo prazo com segurança e integridade.
Quais são as barreiras para cumprir com as obrigações regulatórias?
Para atender a série de exigências que envolvem layout e regras dos regulatórios, as empresas precisam dedicar bastante tempo à análise de cada regulatório exigido pelos principais órgãos do setor.
Vale destacar que não estamos falando de apenas uma entrega anual, mas várias entregas que possuem periodicidade determinada cujo cumprimento do prazo é obrigatório para evitar sanções. Como lidar com tantas datas de entrega e a pressão para cumprir com todos os aspectos solicitados pelos órgãos?
Outra barreira nesse caminho é a necessidade interna de focar em projetos que são fundamentais para o desenvolvimento do negócio e que contam com o objetivo de inovar e/ou utilizar tecnologias recentes do mercado. Como equilibrar essa necessidade às entregas exigidas?
Como atender as exigências dos órgão reguladores?
Diante do contexto que apresentamos até aqui, qual seria o melhor caminho para realizar a entrega das obrigações regulatórias? Para responder, devemos considerar alguns pontos que fazem parte do cumprimento das exigências de layout e regras dos regulatórios:
- Evitar falhas humanas;
- Transparência dos dados;
- Informações organizadas corretamente;
- Atendimento dos prazos;
- Ter acesso a indicadores e dados após o envio dos regulatórios.
Considerando que a empresa pode não ter experiência com essas entregas ou está em processo de adoção de soluções terceirizadas, a boa notícia é que é totalmente possível cumprir com as exigências e prevenir problemas com os órgão reguladores!
Conte com a EcommIT para a entrega dos regulatórios
Você sabia que a EcommIT possui o serviço de Consultoria Operacional com foco em layout e regras dos regulatórios? Se você já possui ou pretende adquirir nossa plataforma ICR, a boa notícia é que será ainda mais fácil ficar em dia com as obrigações regulatórias!
O serviço de consultoria funciona da seguinte maneira: nosso time atua para interpretar os campos do layout de acordo com os dados que devem ser enviados por meio de um mapeamento e interpretação de cada campo.
Isso significa que vamos fornecer todo o direcionamento necessário para que o preenchimento dos arquivos seja completo e ainda mais eficiente.
Deixe a entrega dos regulatórios com o nosso time e foque no que mais importa: o desenvolvimento da sua empresa! Clique aqui para preencher o formulário e receber mais informações sobre nossa Consultoria Operacional.