A Inteligência Artificial vem sendo utilizada cada vez mais por empresas do setor financeiro para aprimorar processos e inovar a relação com os clientes. Porém, apesar dos benefícios, vale citar que esse avanço também traz desafios para o segmento. Então, quais são os destaques da IA para meios de pagamento?
Começando pela segurança dos dados até as regulatórias, vamos apresentar os principais desafios para as empresas de meios de pagamento neste artigo e, ao final, uma solução que pode apoiar nesse processo contínuo de transformação. Boa leitura!
Quais são os maiores desafios da IA para meios de pagamento?
Muito além da agilidade e personalização que podem surgir a partir das soluções em Inteligência Artificial, vale destacar quais são os pontos de atenção para empresas do setor de meios de pagamento.
Segurança de informação
Milhões de transações são realizadas todos os dias no Brasil em diferentes métodos de pagamento. Com a IA, o desafio é utilizar a tecnologia para detectar potenciais movimentações suspeitas nas contas de clientes.
Como isso seria feito? Explicamos: a IA pode ser programada para realizar análises de padrões por meio de machine learning e análise preditiva. Dessa forma, é possível realizar uma prevenção de atividades consideradas fraudulentas, mantendo as transações realizadas por Pix, cartão de crédito ou débito de forma segura.
Detecção de fraudes antes da transação
Imagine que seu cliente deseja contratar um serviço de manutenção que só aceita pagamento antecipado via Pix. Por não conhecer a empresa ou seu histórico e a pressa para fazer o reparo necessário, o consumidor opta por fazer a transação com o valor cheio do pagamento.
Caso seja uma empresa fantasma que costuma cometer fraudes com essa conduta, a IA para meios de pagamento pode identificar um volume de denúncias e automaticamente emitir uma mensagem para o app sinalizando o perigo de realizar um Pix para a conta em questão para evitar que mais pessoas caiam no mesmo golpe.
Experiência do consumidor
Um terceiro desafio da IA para meios de pagamento é tornar a jornada do consumidor mais suave e personalizada. Ou seja, estamos falando sobre o desenvolvimento de novas soluções e sistemas que possam proporcionar conveniência, além de personalização de ofertas de produtos.
Por fim, em um universo digital cada vez mais automatizado, como tornar a experiência com chatbots mais completa e eficaz possível? Considerando que o número de reclamações de pessoas que não conseguem resolver seus problemas com o bot continua crescendo cada vez mais, o que desperta a atenção para a importância do atendimento humano.
Custos
Vale destacar que outro desafio da IA para meios de pagamento é o próprio orçamento. Os custos de desenvolvimento de tais tecnologias são altos e o investimento pode ser limitado devido aos gastos da empresa com multas altíssimas devido a falhas nas entregas dos regulatórios, por exemplo.
Biometria
Outro tópico que exige atenção do segmento são as soluções em biometria, que utilizam reconhecimento facial para acessar serviços e transações. Apesar de tornar a jornada do usuário prática, problemas com o viés e identificação de traços dos clientes tem causado polêmica. A pergunta que fica é: como a IA pode apoiar na resolução do desafio?
LGPD
No contexto atual, não podemos deixar de citar a Lei Geral de Proteção de Dados, pois a segurança dos dados dos consumidores deve vir em primeiro lugar nesse contexto. Um vazamento de informações pode causar sérios prejuízos à instituição, como sanções, multas e perda de confiança do mercado.
É válido utilizar algoritmos de inteligência artificial para identificar os padrões de uso para prevenir ataques cibernéticos, seja validando a identidade e até mesmo respondendo a violações de segurança. Além disso, vale lembrar que os dados dos clientes devem ser armazenados e utilizados com segurança e ética.
Um caso que reforça essa necessidade de atenção redobrada ao vazamento de dados aconteceu recentemente com uma empresa e envolveu a divulgação de 46 mil chaves Pix causada por uma falha no sistema, sendo informado pelo Banco Central. Um dado alarmante, concorda?
Conscientização do cliente
Um último desafio que podemos citar aqui é a própria aceitação do cliente com relação ao uso de IA, seja por receio de segurança e privacidade, por não sentir conforto com a personalização em “excesso” ou até mesmo pela substituição das interações humanas.
Considerando que nem todos os clientes são nativos digitais ou se consideram “safos” em tecnologia, a dica é permitir que o cliente possa ter controle sobre as questões de personalização ou de interação com a Inteligência Artificial, além de conteúdos educativos sobre a importância da IA no cenário atual.
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