Parece que foi ontem que os clientes de lojas iam às compras e essas vendas eram finalizadas em dinheiro ou pelo famoso crediário. Hoje a realidade é bem diferente: os pagamentos digitais estão cada vez mais em alta e o consumidor tem priorizado esse tipo de transação. Trata-se de um caminho sem volta!
Mas quem é esse consumidor? Será que essas transações são realmente benéficas para as empresas e para os clientes? É o que vamos explicar neste artigo.
Boa leitura!
Quem é o consumidor que realiza pagamentos digitais?
Nunca foi tão fácil realizar uma transação financeira on-line. Prova disso é que temos um consumidor cada vez mais digital, que utiliza essa forma de pagamento tanto quanto abre o seu e-mail.
Ao contrário do que possa parecer, não são apenas os jovens que estão utilizando a Internet para fazer compras: essa nova realidade inclui pessoas de todas as idades e diversos níveis de renda. Mas o que explica esse sucesso na experiência digital? A pesquisa promovida pela Experian revela:
- segurança nas transações;
- conveniência na hora de acessar o produto/serviço;
- facilidade no login em uma conta.
A experiência do consumidor online ganhou tanta relevância, que ela se tornou conectada à lealdade à marca: 81% das pessoas que responderam a pesquisa afirmaram que esse critério, que envolve interações com diferentes pontos de contato, é importante para admirarem mais a empresa.
Para as organizações, o desafio é garantir que a segurança, a privacidade e a conveniência sejam mantidas com excelência. Afinal, os pilares estão presentes dentro desse novo momento do consumidor digital.
Quais são os tipos de pagamentos que podem ser realizados?
Ainda vale destacar que as carteiras digitais passaram a competir com os tradicionais cartões de crédito devido à velocidade e segurança das transações. Sendo assim, é possível dizer que as wallets, como também são conhecidas, são tão utilizadas quanto os cartões.
Por outro lado, quando falamos em pagamentos digitais, a lista de possibilidades é bastante extensa! O consumidor possui uma série de possibilidades para realizar suas transações, como:
- Pix;
- transferências bancárias;
- criptomoedas;
- apps de pagamento móvel, como PayPal;
- cartões digitais.
Agora que você já entendeu quem é esse consumidor da atualidade e quais são as possibilidades de pagamentos digitais, descubra quais são os principais benefícios no tópico a seguir. Continue acompanhando!
Quais são os benefícios dessas transações para as empresas e consumidores?
#1 – Segurança
Entre os principais problemas que podem ocorrer nas compras on-line, a fraude certamente está no topo da lista. Afinal, além de todo o transtorno causado pelo acontecimento, a tendência é que o estabelecimento seja responsabilizado. Ou seja: experiência negativa.
Porém, a boa notícia é que os pagamentos digitais oferecem diferentes camadas adicionais de segurança nas transações, o que vale para as compras realizadas em lojas físicas e virtuais. Em outras palavras, significa que a escolha por um meio digital é uma forma de priorizar compras seguras tanto para o cliente como para a empresa.
#2 – Comodidade na hora do pagamento
Quando as empresas contam com diferentes alternativas de pagamentos digitais, torna-se possível oferecer diferentes facilidades ao consumidor. Isso vale tanto para políticas de reembolso como até mesmo descontos e taxas de juros mais baixas em caso de parcelamento.
#3 – Transparência
Neste caso, vamos pensar nos cartões digitais para explicar o benefício da transparência. Considerando que cada transação está ligada a um número de cartão, torna-se mais simples fazer o rastreamento de transações em tempo real. Isso significa que é mais rápido investigar e detectar fraudes.
#4 – Experiência
Voltamos a destacar a importância da experiência aqui por um motivo importante: a etapa de conclusão da venda é parte integrante do processo de compra. Ou seja, quando os pagamentos digitais são oferecidos, a empresa está apostando em estratégias para fidelizar o cliente e garantir facilidade na hora de realizar a transação.
Para os e-commerces, estamos falando em menores taxas de abandono de carrinho. Nas lojas físicas, são quebras de objeções para que a compra seja concretizada.
#5 – Diminuição das chances de violência
Quem não tem medo de ser assaltado? Trabalhar com altas quantias de dinheiro em espécie infelizmente pode acabar despertando a atenção de pessoas mal intencionadas e tornar o estabelecimento visado por elas. Ou seja, não é seguro para os colaboradores e nem para os clientes.
Por isso, os pagamentos realizados a partir de carteiras digitais ou Pix, por exemplo, também podem contribuir para a segurança do negócio.
#6 – Agilidade e facilidade
Você gosta de burocracias? Os clientes de estabelecimentos também não. Um meio de pagamento digital confere rapidez à transação e torna muito mais prático o momento de fechar a compra.
Certamente você já passou pela situação ou conhece alguém que foi a uma loja, não conseguiu efetuar o pagamento porque precisava sacar o dinheiro e então desistiu da compra. Ou seja, investir nos pagamentos digitais é um caminho eficiente para ampliar as vendas e fidelizar o consumidor.
#7 – Maior controle das finanças
Isso vale tanto para o estabelecimento como para o próprio cliente, porque os pagamentos eletrônicos permitem melhor visualização das compras realizadas e o valor de cada uma.
De forma prática e direta, significa que o consumidor possui a visualização do extrato/fatura e pode repensar seus gastos com maior facilidade, assim como o financeiro da empresa passa a gerenciar as transações com maior facilidade. Assim, ambos obtêm maior previsibilidade financeira!
#8 – Mais clientes podem ser atendidos
Pode parecer uma realidade distante, mas existem brasileiros que não possuem cartão de crédito. Os métodos de pagamento digitais, como o Pix, são uma alternativa muito eficiente para atingir esse público. Vale lembrar que a modalidade está em constante evolução e, em breve, o Banco Central deve fazer o lançamento do Pix Parcelado (existem fintechs e instituições financeiras que já oferecem essa possibilidade).
Percebeu como os pagamentos digitais podem trazer vantagens para os clientes e as empresas? É uma relação ganha-ganha! Para continuar acompanhando a evolução das transações financeiras, nós convidamos você a seguir acompanhando novidades sobre o segmento no Blog da EcommIT.