Você já parou para pensar em como serão os supermercados do futuro? Se a resposta foi não, nossa sugestão é que o assunto esteja na sua lista de prioridades o quanto antes, porque não estamos falando sobre um momento distante de acontecer. Pelo contrário: muitos estabelecimentos já estão começando a contar com novidades que são verdadeiros diferenciais competitivos.
E, se antes o código de barras revolucionou os mercados e a forma como o consumidor fazia as suas compras, hoje as novas tecnologias de atendimento e pagamento estão tomando conta dessa nova fase. Desde a ascensão dos supermercados on-line no pós-pandemia ao uso da biometria, são diferentes novidades que prometem uma experiência mais completa, segura e fácil para o cliente.
Ficou curioso(a) para saber do que estamos falando? Então, confira o artigo completo que preparamos. Boa leitura!
O que podemos esperar para os supermercados do futuro?
Se fosse necessário escolher uma única palavra para definir esse novo momento, a escolha seria digitalização. Isso porque ela possui uma grande parcela de responsabilidade na transformação desses estabelecimentos ao proporcionar uma melhor experiência do consumidor e tornar o processo de compra mais ágil e conveniente.
Você se perguntou como as compras ficam mais fáceis na prática? Vamos responder agora. Com a digitalização, são liberados diversos recursos para facilitar a interação do cliente com o supermercado. Isso vale tanto para o uso de aplicativos de celular que criam listas de compras personalizadas como para a implementação de sistemas de pagamento sem contato. Uma jornada muito mais simples e cômoda, concorda?
Outro ponto de destaque sobre os supermercados do futuro diz respeito ao uso inteligente dos dados. Significa que as informações coletadas podem ajudar a melhorar os processos internos, trazendo eficiência, e até mesmo aprimorar a experiência do consumidor ao identificar padrões de compras e antecipar futuras demandas. Personalização é a palavra-chave aqui.
Vale reforçar que é preciso responsabilidade por parte das empresas para que essa experiência não ultrapasse a privacidade dos clientes. Estamos na era da LGPD, então, pode-se dizer que o uso adequado das informações nunca foi tão relevante.
Estabelecimentos devem priorizar a transparência nas práticas de coleta, armazenamento e uso dos dados para conquistar a confiança dos clientes e manter uma boa relação. Afinal, ética e segurança são fundamentais.
Como a pandemia da Covid-19 impactou a experiência de compra?
Não é novidade que os últimos anos mudaram os hábitos de consumo, de forma que se tornaram mais digitais. Prova disso foi o aumento das compras realizadas em e-commerces, por exemplo. Com a conveniência proporcionada pela possibilidade de adquirir produtos sem precisar sair de casa, cabe aos supermercados oferecer novas possibilidades de atendimento e pagamento para atrair novamente esses clientes.
Quais seriam essas novas tecnologias dos supermercados do futuro? É o que vamos explicar a seguir. Continue lendo!
Experiência do consumidor: 6 exemplos que envolvem as novas tecnologias para supermercados
#1 – Tarefas automatizadas
Tecnologias, como a Inteligência Artificial, permitem que tarefas que fazem parte da rotina do supermercado sejam realizadas de forma automatizada, como aquelas que envolvem o controle do estoque. O resultado? Os colaboradores podem desempenhar atividades estratégicas, que melhoram a experiência do consumidor.
Um exemplo que já marca presença em estabelecimentos é o quiosque de autoatendimento, que traz autonomia ao cliente para passar toda a sua compra e realizar o pagamento por conta própria, sem a necessidade de ajuda de um trabalhador ou de enfrentar longas filas.
#2 – Empoderamento do consumidor na escolha da forma de pagamento
Empresas de serviços financeiros, como a Cielo, estão de olho nos supermercados do futuro e nas preferências de pagamento do cliente. Prova disso é que estão surgindo ferramentas que já possibilitam o uso de cartões estrangeiros nas maquininhas com conversão automática. E mais: o lojista recebe o valor da transação na nossa moeda (real) e o consumidor consegue verificar a taxa de conversão utilizada no pagamento.
#3 – Experiência de compras on-line cada vez melhor
Tanto pela Web como no mobile, a nova realidade envolve a presença de plataformas de e-commerce para que o cliente tenha acesso a uma experiência completíssima. Deseja comprar na loja física? É possível! Compras pela loja virtual? Também! Compra on-line e retirada no próprio estabelecimento? Também pode! O consumidor é quem manda aqui.
#4 – Dados, dados e dados!
Já ouviu falar na expressão “dados são o novo petróleo”? Existem empresas que levaram o conceito a sério e passaram a oferecer ferramentas que podem ser um importante apoio estratégico para os supermercados do futuro. Assim, torna-se possível acessar:
- informações sobre sazonalidade;
- comparações sobre o ticket médio;
- representatividade;
- e mais!
#5 – Ainda mais formas de pagamento
Se o uso das carteiras digitais foi uma grande novidade para o mercado de pagamentos, agora as empresas do setor financeiro irão começar a oferecer ferramentas para empreendedores e varejistas que utilizam NFC. Dessa forma, empresários e seus colaboradores podem utilizar o próprio celular como um terminal de captura para que o cliente efetue o pagamento da compra. Ou seja, sem precisar da maquininha!
#6 – Olha o passarinho a biometria facial!
Já imaginou a possibilidade de realizar um pagamento sem precisar de cartão, celular, smartwatch ou qualquer outro acessório? É o que uma startup de biometria facial para pagamentos promete! Basta o cliente olhar para o dispositivo, que irá comparar com a base de dados da empresa e pronto: o pagamento será realizado.
Pensando nos supermercados do futuro, estamos falando sobre uma tecnologia que traz a facilidade do pagamento somada a um atendimento mais rápido nos caixas, sem tanto tempo em filas: uma combinação dos sonhos para muitos clientes.
As novidades para os supermercados do futuro não param por aqui
A verdade é que este artigo poderia trazer ainda mais exemplos de tecnologias e novidades que podem ser implementadas nos próximos anos para que a jornada do cliente dentro dos estabelecimentos seja cada vez mais diferenciada. Por exemplo, é possível destacar:
- criação de lojas menores, especializadas, para oferecer experiências mais intimistas ao consumidor;
- uso de carrinhos inteligentes, com diferentes tecnologias que tornam a experiência do consumidor ainda mais ágil;
- maior foco sustentável e em saúde/bem-estar.
Muitas das informações que trouxemos aqui são de facilidades que já estão em funcionamento ou poderão ser adotadas em um futuro muito próximo. Ou seja, o futuro já começou para os supermercados e a sua empresa pode fazer parte desse novo momento. O próximo passo é acessar o nosso blog para saber mais sobre as tecnologias que estão transformando os meios de pagamento. Até lá!
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