A tecnologia e os hábitos de consumo mudaram muito nas últimas décadas. Exemplo disso foi a consolidação da experiência de compra online e o uso dos cartões de crédito e débito. Porém, junto com os avanços vieram diferentes tipos de fraudes com cartão. Para ajudar a manter a segurança dos dados dos clientes, empresas e instituições financeiras, preparamos um conteúdo completo sobre o tema.
Boa leitura!
Quais são os principais tipos de fraudes com cartão? Descubra agora
#1 – Golpe da troca de máquina
O primeiro exemplo é um crime que pode trazer sérios prejuízos à empresa que utiliza a maquininha. Neste caso, o dispositivo é substituído por outro semelhante que possui dados da conta de outra pessoa. Assim, quando há uma venda, o criminoso é quem recebe o dinheiro.
Para evitar este tipo de acontecimento, as companhias devem estar atentas e introduzir algumas ações. Destacamos: realizar o monitoramento das máquinas e sistemas de forma regular e oferecer treinamentos para o time com o objetivo de conscientizar sobre a segurança financeira do negócio.
#2 – Chargeback
O processo de contestar a compra não configura uma fraude, pelo contrário: é uma medida de segurança que visa proteger o cliente que descobriu que o cartão foi clonado. Porém, torna-se uma transação indevida quando há o pedido de estorno com o objetivo de adquirir algo sem a intenção de pagar.
Como evitar fraudes neste tipo de situação? Eis algumas dicas:
- Validação da identidade para identificar se o endereço de entrega é o mesmo cadastrado no cartão de crédito;
- Comprovante de entrega com a assinatura do cliente/responsável;
- Uso de um sistema antifraude para avaliar os riscos da transação;
- Monitoramento das transações para identificar padrões de comportamento dos clientes que solicitam o chargeback.
#3 – Golpes em e-mails e redes sociais
Entre os tipos de fraude com cartão, um dos principais ocorre quando o cliente realiza transações em sites falsos divulgados em canais como redes sociais e e-mail. O usuário é atraído por uma “promoção imperdível”: produto desejado, preços excessivamente baixos e até mesmo falsos depoimentos de compradores.
Ao realizar a suposta compra, o cliente acredita estar utilizando seus dados para criar um cadastro e finalizar o pagamento. No entanto, ele está facilitando o envio de seus dados pessoais para o golpista.
Mais um alerta sobre os sites falsos
Neste caso, são criadas lojas virtuais falsas com nome e identidade visual muito semelhantes às versões oficiais. Trocam-se letras para que o usuário não identifique a diferença e entregue seus dados para pessoas mal intencionadas. Para evitar transtornos, sempre vale chegar o link nas páginas de busca para conferir se o site é confiável.
#4 – Compra repetida
Aqui, a pessoa que está manipulando a máquina de cartão informa ao cliente que o pagamento não foi concluído. Isso leva ele a realizar uma nova tentativa em outra máquina e aí sim aparece uma mensagem informando que a compra foi autorizada. Já no e-commerce, aparece um suposto erro que sinaliza falha na transação, sendo necessário inserir novamente os dados do cartão de crédito. Em ambos os casos, o valor é debitado duas vezes.
Para evitar o problema, os sistemas de prevenção de fraudes conseguem detectar tentativas repetidas de compra e emitir alertas para a empresa verificar a transação antes de finalizar uma nova cobrança. Nas lojas virtuais, um sistema de checkout seguro também minimiza esse tipo de erro.
#5 – Troca do número lógico
Mais uma alternativa entre os tipos de fraudes com cartão, esta costuma acontecer quando ocorre a instalação. Neste momento, é possível haver a troca do número lógico do TEF pelo funcionário que possui acesso ao sistema e, assim, a venda pode ser desviada para outra conta. Porém, evita-se a fraude com o uso de ferramentas que atestam que os dados estão chegando até a adquirente.
#6 – Chamadas de telefone e mensagens de WhatsApp/SMS
Outro exemplo clássico ocorre quando o criminoso entra em contato com o cliente, agindo como funcionário de uma empresa. Ao confiar nesse falso atendente, a pessoa passa seus dados pessoais e do cartão. O mesmo pode acontecer em serviços de mensagem, cujo usuário pode ser convencido a acessar um link não confiável e, assim, compartilhar suas informações.
Como prevenir esses tipos de fraudes com cartão?
A popularização dos cartões de crédito e débito abriram espaço para que ocorressem os diferentes casos que citamos acima. Por outro lado, a boa notícia é que medidas de segurança têm sido adotadas por empresas emissoras de cartão de crédito e consumidores estão aderindo para evitar prejuízos financeiros.
Um exemplo foi a criação do cartão de crédito virtual, cujo número expira após um tempo determinado e pode ser acessado pelo app do banco responsável. Ainda há outras possibilidades que permitem transações mais seguras, como o Pix e formas de pagamento contactless.
Ficou curioso(a) para conhecer? Leia o artigo Tecnologias que estão transformando a realidade dos meios de pagamento: saiba quais são elas!
O que as instituições financeiras podem fazer para evitar fraude de cartão de crédito?
Os pontos de ação para prevenir os problemas não param por aqui. Ainda destacamos alguns pontos que devem ser implementados por instituições financeiras para garantir transações seguras e uma boa experiência do cliente. Veja:
- Tornar os processos de validação de identidade mais fortes: fintechs e bancos devem seguir regulamentações e normas e devem entender quem é a pessoa que deseja se tornar um cliente;
- Priorizar a experiência do cliente, tornando-a cada vez mais segura;
- Aplicar cursos e boas práticas de segurança da informação para clientes e colaboradores;
- Ter equipes focadas em inteligência de dados para conhecer os clientes e seus hábitos de consumo e detectar possíveis fraudes.
Entender quais são os principais tipos de fraudes com cartão é o primeiro passo para adotar atitudes focadas em ações preventivas para a empresa e o consumidor. Continue acompanhando nosso blog para conferir mais dicas sobre meios de pagamento, tecnologia e segurança.