Mudaram as estações, tudo mudou nos meios de pagamento. Se antigamente, ao realizar uma transação, o cliente só poderia pensar em utilizar dinheiro, cartão ou cheque, hoje a realidade é muito mais ampla. Ao longo dos últimos anos, não param de aparecer novidades que tornam a experiência do consumidor mais simples, prática e segura.
A evolução no setor propiciou o desenvolvimento de uma economia muito mais dinâmica: nunca foi tão fácil realizar uma compra, seja ela online ou em estabelecimentos físicos. Por isso, instituições, bancos e empresas devem estar atentos a essas inovações porque já não são mais uma tendência, representam o momento presente.
Quer saber quais são essas possibilidades de realizar transações financeiras? Vamos contar no artigo de hoje. Boa leitura!
Quais são as tecnologias que estão transformando a realidade dos meios de pagamento?
Separamos oito exemplos de facilidades para você conhecer agora. Continue acompanhando a seguir!
#1 – Em primeiro lugar, vamos falar sobre o Pix
Vamos começar por uma funcionalidade que vem se consolidando como alternativa de pagamento segura e eficiente. O Pix completou dois anos em novembro de 2022 e se destacou pela rápida adesão do público. A prova desse sucesso é que, em abril de 2023, o Banco Central registrou mais de 600 milhões de chaves cadastradas!
Alguns fatores explicam esse sucesso. A facilidade de uso durante as compras online e o distanciamento social que surgiu na pandemia da Covid-19, resultando na necessidade de evitar a circulação de cédulas são alguns exemplos.
O Pix apresentou um crescimento tão rápido que as suas possibilidades de uso já foram ampliadas, apesar do pouco tempo de existência. O “Pix saque” e o “Pix troco” são algumas das novidades já implementadas, mas ainda há outra que também promete revolucionar mais uma vez a realidade dos meios de pagamentos.
Você já ouviu falar em Buy Now Pay Later (BNPL)?
Trata-se de uma modalidade que já é muito conhecida no exterior e pode ser resumida como “compre agora, pague depois”. Vale prestar atenção ao seguinte: o BNPL não é um crediário. Então, para oferecer aos clientes, as empresas podem utilizar o Pix Parcelado, uma novidade que já tem sido oferecida por bancos e fintechs antes do lançamento “oficial” pelo Banco Central.
Para os lojistas, o formato permite o aumento do número de vendas e do ticket médio. Mas será que vale para todo mundo? Você pode descobrir lendo o artigo do nosso blog PIX parcelado: como funciona e quando vale a pena usar?.
#2 – Open Banking
A possibilidade de que o usuário consiga acessar seus dados financeiros de diferentes bancos e serviços financeiros traz algumas vantagens. Algumas delas são a oportunidade de ter um maior controle sobre as finanças e a possibilidade de oferecer novos produtos e serviços aos clientes.
#3 – Pagamento via plataformas de mensagem
Outra novidade que tem se destacado entre as possibilidades de realizar transações financeiras são os apps de mensagem. Com o surgimento da funcionalidade, bilhões de pessoas em todo o mundo passaram a ter a oportunidade de comprar um produto ou serviço desejado sem precisar sair do WhatsApp ou do WeChat, por exemplo. Uma experiência de compra inovadora para o consumidor!
#4 – Carteiras Digitais
Assim como o Pix, essa tecnologia também se destacou durante o período pandêmico por possibilitar que o usuário realize transações utilizando o celular ou o computador, por exemplo, de forma online e offline. Outra vantagem dessa funcionalidade é a integração de diferentes meios de pagamento.
Também conhecida como e-wallet, a carteira digital utiliza a tecnologia NFC e permite que o processo de pagamento seja mais rápido e simples. Afinal, o usuário só precisa utilizar o Google Pay ou o Apple Pay e encostar o smartphone na maquininha de cartões, por exemplo.
#5 – A era do pagamento sem contato
“Aproximação, senhor?”. O uso de carteiras digitais é uma das oportunidades de realizar transações financeiras sem contato físico e abre espaço para o aumento do número de acessórios que trabalham com a tecnologia. Além do smartphone, outros exemplos são:
- Pulseiras;
- Adesivos;
- Smartwatches;
- Cartões de débito/crédito.
#6 – Pagamento por comando de voz
Você sabia que plataformas, como a Paypal, já permitem que o usuário utilize um comando verbal para realizar um pagamento? A oportunidade vale para as transações realizadas em e-commerces e o funcionamento é bem simples: basta acionar a assistente virtual do celular, como a Siri, e pedir a ela que finalize a compra.
#7 – Pagamentos via QR Code
Se a tecnologia representa um atrito na experiência do cliente que frequenta bares e restaurantes e encontra ali a única possibilidade de ter acesso ao cardápio, o seu uso como forma de pagamento traz uma nova visão.
O QR Code tem sido utilizado cada vez mais por empresas e estabelecimentos de forma integrada ao Pix para facilitar o pagamento de produtos e serviços. Além da facilidade de uso em apps e carteiras digitais, a modalidade apresenta baixos custos para a implementação.
#8 – Moedas digitais
Você conhece o Real Digital? Em desenvolvimento pelo Banco Central, a inovação permite que o usuário tenha uma carteira virtual em custódia de um banco ou instituição de pagamento. Assim, será possível integrar essa nova forma da nossa moeda com os meios de pagamento disponíveis atualmente.
Como os bancos e instituições financeiras podem se beneficiar desses avanços?
A forma como o cliente se relaciona com o banco já não é mais a mesma há muitos anos. Prova disso é o fechamento de cada vez mais agências bancárias enquanto a parte de tecnologia segue se fortalecendo. Então, além das ferramentas que citamos acima, destacamos algumas tecnologias que fortalecem a experiência do usuário:
- Machine Learning/Inteligência Artificial: apoiam a prevenção de fraudes, ajudam a aprovar cadastros e oferecem empréstimos, por exemplo;
- Embedded finance: permite que serviços sejam integrados às soluções financeiras;
- Reconhecimento facial para realizar transações em estabelecimentos;
- Serviços em nuvem: possibilitam que os dados sejam acessados de qualquer dispositivo em qualquer lugar.
A transformação dos meios de pagamento é um processo ainda em evolução. Novidades podem surgir nos próximos anos, por isso, vale ficar atento(a). No blog da EcommIT, iremos trazer todas as novidades para você. Continue acompanhando nossos artigos!