Automatize o processamento das obrigações regulatórias da sua empresa com o Integrador Contábil e Regulatório da EcommIT e tenha mais agilidade no dia a dia da sua área contábil e fiscal.
Para que possam operar legalmente, as empresas possuem várias obrigações contábeis, tributárias e fiscais, como pagamento de impostos e declarações que precisam ser enviadas para os fiscos municipais, estaduais e federal. Entre todas essas obrigações, destacam-se as obrigações regulatórias, que têm origem nas atividades diárias da empresa e servem para prestar contas aos órgãos reguladores sobre faturamento, receitas, despesas, custos operacionais, tributos apurados e pagos, entre outras informações cadastrais, financeiras, contábeis, fiscais e complementares da organização.
Se tantas informações foram capazes de te deixar confuso, imagine descobrir que segundo as leis brasileiras, existem mais de 30 obrigações que devem ser entregues pelas empresas. Algumas, inclusive, se aplicam também a pessoas físicas, enquanto outras, a profissionais autônomos. Existem ainda aquelas que se aplicam a instituições de meios de pagamento como bandeiras, emissoras, credenciadoras, subcredenciadoras e processadoras de cartões. Vale ainda dizer que as declarações regulatórias possuem prazos de envio diferentes, exigências de preenchimento distintas e, em alguns casos, são enviadas através de sistemas diferentes.
Seja qual for o porte e o segmento de atuação da sua empresa, o fato é que processar as obrigações regulatórias pode ser um grande desafio. Afinal, trata-se de uma atividade complexa, repetitiva, burocrática e repleta de exigências, que consome o tempo precioso das equipes contábeis e aumenta os custos operacionais da organização. Por outro lado, a tecnologia surge como grande aliada em todo o processo: ela otimiza o tempo, elimina trabalhos manuais, reduz erros, custos operacionais e garante que todas as exigências legais sejam devidamente atendidas. Entenda porque o uso de uma tecnologia para processar obrigações regulatórias é tão importante.
Principais obrigações regulatórias para empresas de meios de pagamento
Conforme pontuamos anteriormente, existem mais de 30 obrigações regulatórias que devem ser entregues por pessoas físicas e/ou jurídicas. Elas variam conforme a atividade principal da empresa, de acordo com o regime tributário e com as operações diárias da organização.
No caso das instituições de meios de pagamento, as principais obrigações regulatórias são relacionadas às transações com cartões de crédito, débito, pré-pago, private label e demais instrumentos eletrônicos de pagamento. Entre as muitas que devem ser entregues, destacam-se:
- DIMP (Declaração de Informação de Meios de Pagamento), obrigação regulatória que contém todos os dados das transações financeiras realizadas com meios eletrônicos de pagamento e que deve ser enviada por todas instituições financeiras e de pagamento, integrantes ou não do Sistema de Pagamentos Brasileiro – SPB, relativas às transações com cartões de débito, crédito, de loja (private label), transferência de recursos, transações eletrônicas do Sistema de Pagamento Instantâneo e demais instrumentos de pagamento eletrônicos, realizadas por pessoas jurídicas inscritas no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica – CNPJ ou pessoas físicas inscritas no Cadastro de Pessoa Física – CPF, ainda que não inscritas no cadastro de contribuintes do ICMS;
- DECRED (Declaração de Operações com Cartão de Crédito), prestação de contas que deve ser apresentada por todas as administradoras de cartão de crédito à Receita Federal do Brasil;
- DIRF (Declaração do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte), declaração aplicável tanto a pessoas físicas quanto jurídicas;
- CADOC 6334 e CADOC 5817, obrigação regulatória aplicada às credenciadoras e que deve conter informações referentes às operações com cartões;
- DEPISS (Declaração Padronizada do ISSqN);
- DOC-SP (Declaração de Operação de Cartões), obrigação regulatória aplicada às administradoras de cartões que prestam serviços no Município de São Paulo.
Além de terem prazos de envio e informações diferentes, um ponto importante que merece atenção é que cada obrigação regulatória tem seu layout específico. Portanto, fazer uso de uma tecnologia para processamento das declarações como o Portal ICR – Integrador Contábil e Regulatório da EcommIT pode economizar tempo e evitar penalidades para a empresa.
Vantagens de automatizar o processamento e a entrega das suas obrigações regulatórias com o Portal ICR
O Integrador Contábil e Regulatório – ICR é uma ferramenta que auxilia as empresas do segmento de meios de pagamento no processamento e geração das obrigações regulatórias. Na prática, ele otimiza o trabalho da equipe contábil, fiscal e tributária da sua empresa, na medida em que elimina trabalhos manuais, simplifica atividades repetitivas e burocráticas, reduz as chances de erros de cadastro e proporciona um atendimento mais ágil aos assuntos regulatórios da empresa.
O Portal ICR processa e gera as principais obrigações regulatórias como DIRF, DIMP, DECRED, DEPISS, DOC-SP, entre outras, deixando-as formatadas e prontas para o envio ao órgão regulatório. Além de otimizar as etapas de processamento das obrigações, o ICR ainda oferece outras vantagens significativas:
Acesso a informações centralizadas
O Integrador Contábil e Regulatório armazena as informações sobre o processamento das obrigações em um único lugar, de forma organizada e estruturada. Isso facilita que os dados sejam consultados posteriormente pelas equipes contábeis para pronto atendimento aos assuntos regulatórios da empresa.
Cumprimento de prazos
Graças à otimização do tempo de trabalho das equipes contábeis com relação ao processamento das obrigações regulatórias, cumprir os prazos das declarações não será mais um desafio. Isso é importante para evitar prejuízos financeiros para a empresa decorrentes de penalidades pelo atraso, erro nos registros ou não envio das declarações pertinentes.
Possibilidade de se concentrar no core business da empresa
O uso de um software para processar obrigações regulatórias simplifica, agiliza e oferece informações detalhadas sobre todo o processo. Com o auxílio da tecnologia, é possível reduzir falhas humanas e aumentar a produtividade das equipes contábeis e fiscais, pois é possível processar várias obrigações regulatórias ao mesmo tempo. Com isso, a empresa pode usar o conhecimento especializado desses profissionais em tarefas mais estratégicas e importantes para a empresa.
Mais segurança jurídica, fiscal e tributária com o Integrador Contábil e Regulatório
Por fim, vale ainda destacar que o Portal ICR possui um processo automatizado de cadastro, configuração e distribuição de arquivos. Todos os dados gerados podem ser acessados sempre que necessário, sem perda de histórico, perfil de acessos e log de manutenção. Isso representa mais segurança jurídica, fiscal e tributária para a sua empresa, que poderá continuar realizando as suas atividades em conformidade com os órgãos reguladores e com eficiência operacional.
Quer ter mais produtividade, redução de custos e ainda ficar em dia com os órgãos regulatórios? Processe as obrigações regulatórias da sua empresa com o Portal ICR da EcommIT e tenha uma gestão financeira, contábil e fiscal mais eficiente.