Sua equipe contábil ainda processa as obrigações regulatórias manualmente? Então está na hora de conhecer o Portal ICR – Integrador Contábil e Regulatório da EcommIT
Se você tem uma empresa de meios de pagamento como bandeira, emissora, operadora, credenciadora ou subcredenciadora de cartões de crédito e débito, sabe muito bem o quão complicado pode ser o processamento das suas obrigações regulatórias. Com as regulações cada vez mais complexas e exigentes, o tempo gasto para processar esses documentos pode ser extenso, exigir mão de obra robusta e aumentar significativamente os custos operacionais do negócio.
Isso, por sua vez, traz à tona a necessidade de encontrar maneiras eficientes, seguras e ágeis para garantir que todos os requerimentos legais sejam devidamente atendidos. Felizmente, há maneiras de acelerar o processamento das obrigações regulatórias da sua empresa. Esteja atento às dicas abaixo para ficar em dia com os órgãos reguladores.
Como agilizar o processamento e a entrega das obrigações regulatórias da sua empresa?
As obrigações regulatórias têm origem nas várias operações diárias da empresa. São documentos digitais administrativos que fornecem aos órgãos reguladores dados relevantes sobre a empresa, com o principal objetivo de garantir que o empreendimento esteja em dia com suas obrigações fiscais e tributárias. Além de comprovarem a apuração dos tributos, também contribuem para o combate à sonegação de impostos, pois auxiliam no cruzamento de dados entre as receitas declaradas pela empresa e as de fato recebidas.
De acordo com a Receita Federal do Brasil, em 2017 foram entregues mais de 24 milhões de obrigações fiscais via SPED, referentes ao período de 2016. Entre todas, apenas a EFD ICMS/IPI e a EFD Contribuições representaram mais de 90% do volume de declarações.
Em muitas empresas, o processamento e a entrega das declarações regulatórias é feito de maneira manual. Nesse caso, os profissionais de contabilidade precisam realizar vários processos como gerar arquivos, importá-los para programas validadores do Fisco, validar as obrigações regulatórias, atender a possíveis notificações e/ou corrigir erros, validar novamente, assinar os arquivos e enfim transmitir os arquivos digitais para os órgãos reguladores. Além disso tudo, os profissionais ainda devem acompanhar e guardar os recibos da entrega entre outras atividades repetitivas, exaustivas e dispendiosas.
Diante de tudo o que já foi exposto até aqui, fica claro que automatizar o processamento e a geração das declarações regulatórias se faz necessário. Automatizar tarefas rotineiras permite que você economize tempo precioso e elimine erros humanos na execução desses procedimentos. E no caso das obrigações regulatórias, os benefícios são ainda maiores, visto que cada declaração deve ser preenchida com informações diferentes, entregues a órgãos fiscalizadores distintos e dentro de prazos rígidos. Vale lembrar que o atraso na entrega, erro ou a omissão nas informações pode gerar penalidades para as empresas.
Uso da tecnologia é a solução
Adotar uma tecnologia para processar obrigações regulatórias pode ser um grande passo para a produtividade, redução de custos, eficiência operacional e atendimento aos assuntos regulatórios por parte da empresa. Conheça a seguir as vantagens de contar com uma tecnologia especializada no processamento de declarações regulatórias:
- Economia de tempo e mais agilidade no trabalho: com automatização, você tem certeza de que todos os passos necessários para preencher, validar e enviar as declarações estão sendo executados da maneira certa e com rapidez, com menos riscos de erros humanos.
- Geração de dados confiáveis para a contabilidade: as informações geradas pela tecnologia de processamento são armazenadas e compartilhadas entre os setores estratégicos da empresa, podendo ser consultadas sempre que for necessário.
- Adequação à legislação vigente: os requisitos regulatórios podem mudar rapidamente dependendo da região onde a empresa está instalada. Ao adotar uma tecnologia para processamento de obrigações regulatórias, você tem a garantia de que a sua empresa está sempre cumprindo com as normativas vigentes, já que os ajustes e alterações nas documentações são feitos pelos desenvolvedores da tecnologia. Isso evita que as equipes internas tenham retrabalho e proporciona maior agilidade e flexibilidade para lidar com as rápidas mudanças na legislação.
- Centralização de dados: um software de processamento de obrigações regulatórias facilita o preenchimento dos documentos, é seguro e oferece uma melhor organização dos arquivos e dados. Em outras palavras, ele permite que você tenha controle sobre todas as suas obrigações de maneira prática, ágil e assertiva.
Conheça o Integrador Contábil e Regulatório da EcommIT
Conforme pontuamos anteriormente, adotar uma tecnologia para o processamento, validação e entrega das obrigações regulatórias da sua empresa é uma excelente estratégia para acrescentar mais valor para os negócios. Afinal, o uso de um software especializado reduz custos operacionais, otimiza o tempo do atendimento às obrigações regulatórias, mitiga os riscos de erros de preenchimento e ainda permite que as equipes contábeis possam acompanhar todo o processo de geração, validação e entrega dos documentos.
E quando falamos em empresas de meios de pagamento isso é ainda mais relevante, já que são organizações que possuem processos de operação complexos, com gigantesco volume de dados e com várias declarações municipais, estaduais e federais a entregar periodicamente.
É importante, portanto, usufruir de recursos tecnológicos modernos, seguros e eficientes para tornar todo esse procedimento mais fácil e menos burocrático. Com o ICR – Integrador Contábil e Regulatório as suas equipes de trabalho terão todo o suporte necessário para processar as obrigações regulatórias da sua empresa e ficar em dia com os órgãos reguladores.
Desenvolvida para auxiliar a demanda de empresas de meios de pagamento eletrônico, a ferramenta acelera o processamento, a geração e a validação das obrigações regulatórias, deixando-as nos formatos pré-definidos pelos órgãos reguladores. Além disso, produz informações confiáveis para que o setor contábil possa atender prontamente as notificações dos órgãos fiscalizadores, oferecendo mais segurança jurídica, fiscal e tributária às empresas desse setor.
Obrigações regulatórias atendidas pelo Portal ICR – Integrador Contábil e Regulatório
- DIMP: A DIMP é a Declaração de Informação sobre Meios de Pagamento e deve ser entregue mensalmente por todas as instituições de pagamento para comprovar as transações financeiras realizadas com instrumentos eletrônicos de pagamento;
- CADOC-6334: declaração trimestral com informações relativas aos cartões de pagamento que deve ser entregue trimestralmente pelas credenciadoras de cartões;
- DECRED: A Declaração de Operações com Cartão de Crédito deve ser apresentada semestralmente por todas as empresas administradoras e operadoras de cartão de crédito, bem como por estabelecimentos comerciais ou equiparados;
- DIRF: Declaração de Imposto de Renda Retido na Fonte, é uma obrigação regulatória que deve ser entregue à Receita Federal do Brasil anualmente;
- DEPISS/ ISSQN: Declaração Padronizada do ISSQN (Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza);
- DOC-SP: Declaração de Operações de Cartões de Crédito ou Débito, deve ser entregue pelas administradoras de cartão de crédito ou débito atuantes no município de São Paulo;
- RPS: Recibo Provisório de Serviços, deve ser apresentado pelo emissor de nota fiscal eletrônica sempre diante da impossibilidade de emitir o documento.
Processar obrigações regulatórias rapidamente é fundamental para qualquer negócio bem-sucedido hoje em dia. Ao investir nos recursos certos e contar com profissionais experientes na área contábil, fiscal e tributária, você poderá ter maior agilidade no atendimento desses assuntos regulatórios fundamentais à sua organização! Conheça o ICR – Integrador Contábil e Regulatório da EcommIT e tenha economia de custos e mais produtividade no dia a dia da sua empresa.