O cancelamento de vendas é algo presente no dia a dia das empresas de meios de pagamento, incluindo as Subcredenciadoras. Trata-se de um processo corriqueiro e, por esse motivo, os gestores devem estar antenados sobre o número e a frequência dos cancelamentos para tomar decisões assertivas.
Sabemos que muitas facilitadoras de pagamento contam com um amplo número de atividades cotidianas e nem sempre é fácil acompanhar todas elas. Nesse contexto, o cancelamento de vendas é um dos processos mais importantes.
Caso esteja em uma Subcredenciadora e queira saber como acompanhar esse processo de forma otimizada, este post foi feito inteiramente para você. Vamos abordar sobre os principais fluxos existentes no cancelamento de vendas, e destacamos como funciona a visualização desses processos. Boa leitura.
O que são os cancelamento de vendas?
O cancelamento das vendas faz referência ao momento em que os consumidores, por alguma razão, não querem mais um produto ou serviço específico. Nessas situações, eles preferem receber o dinheiro de volta do que fazer a troca do produto.
Esse processo demanda planejamento financeiro nas organizações, pois elas vão precisar devolver o dinheiro oriundo de uma venda cancelada ao cliente. Essa mesma realidade também é válida para as Subcredenciadoras.
Como funcionam os cancelamento de vendas?
No cancelamento de vendas, as Subcredenciadoras precisam fazer o estorno ao cliente final. Por meio desse processo torna-se possível devolver o dinheiro.
Esse processo é bastante frequente, pois por diversos motivos os consumidores podem solicitar o cancelamento. Entre eles estão o arrependimento na aquisição de um produto, algum erro existente em um serviço específico, problemas nos processos logísticos etc.
Qual o passo a passo dos cancelamento de vendas nas subcredenciadoras?
O primeiro passo para cancelar vendas em uma facilitadora de pagamento é realizar o estorno. Sobre esse tema é importante destacarmos que dependendo da forma como foi realizado o pagamento, a devolução pode ter características distintas.
Primeiramente, não é possível realizar o cancelamento parcial das vendas feitas por débito, ou seja, só é possível fazer o cancelamento do valor total.
Além disso, o prazo para cancelar varia conforme cada operação. Nas vendas feitas a débito, o prazo é de até 90 dias. Nas transações feitas a crédito, por sua vez, o período para fazer o procedimento vai ser de até 350 dias.
Como o estorno é feito em caso de vendas canceladas parcialmente?
Há outras situações em que as vendas são canceladas de maneira parcial. Isso é mais comum no caso de serviços.
Nesse contexto, quando uma venda é cancelada parcialmente, o número de parcelas é mantido. Vale destacar que o cancelamento sempre acontece em valores e não em parcelas. Desse modo, não há a possibilidade de escolher quais vão ser as prestações canceladas.
Com isso, o valor do estorno é lançado juntamente à prestação correspondente.
Como funciona a visualização e controle das transações canceladas?
A visualização e controle dos cancelamentos são procedimentos fundamentais nas Subcredenciadoras. Isso ocorre porque, ao depender dos seus clientes, pode haver mais cancelamentos e um volume de outras operações relevantes que fazem parte do cotidiano dos negócios do setor.
Por esse motivo, os sistemas de gestão proporcionam a visualização e controle diários. Dessa maneira, em apenas uma tela, os gestores terão acesso a todas as operações de cancelamento de vendas. Vale destacar ainda que você pode exportar o arquivo, facilitando ainda mais a visualização e o controle.
Com isso, podemos dizer que a Subcredenciadora vai ter conhecimento detalhado sobre o número de cancelamentos de vendas realizados. Assim, caso a quantidade de transações canceladas esteja acima do esperado, torna-se possível desenvolver estratégias para otimizar a visualização dessas operações e não ser surpreendido na fase de recebimento na agenda de recebíveis.
Como um sistema de gestão de cancelamento de vendas da EcommIT pode te ajudar?
O sistema de gestão de Cancelamento de Vendas desenvolvido pela EcommIT conta com um amplo conjunto de funcionalidades que ajudam as Subscredenciadoras na gestão e controle das transações canceladas dos clientes que aceitam cartão como meio de pagamento.
A nossa ferramenta possibilita a visualização diária das operações de cancelamento. Além disso, vale destacar ainda que as transações podem ser consultadas de forma rápida via interface de aplicativos (API).
Caso preferir, as informações dos cancelamentos podem também ser exportadas no formato CSV, facilitando a visualização das operações.
Você ainda pode realizar as solicitações de cancelamento no valor total ou parcial de forma manual por um analista a pedido do estabelecimento comercial ou em lote por meio de API para a recepção dos cancelamentos que serão tratados na ferramenta. Muito prático, não é mesmo?
Como podemos notar, o cancelamento de vendas são uma prática bastante presente nas Subcredenciadoras. Nesse contexto, vale muito a pena contar com um sistema que facilite a visualização e controle das transações canceladas, pois a ferramenta vai te ajudar a otimizar seus processos de backoffice.
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